Jornal Ônibus
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Viagem
  • Sobre Nós
Reading: Tecnologia: São Paulo cada vez mais conectada com os passageiros do ônibus
Jornal ÔnibusJornal Ônibus
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Viagem
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Viagem
  • Sobre Nós
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Viagem
  • Sobre Nós
Jornal Ônibus - [email protected]
Jornal Ônibus > Blog > Tecnologia > Tecnologia: São Paulo cada vez mais conectada com os passageiros do ônibus
Tecnologia

Tecnologia: São Paulo cada vez mais conectada com os passageiros do ônibus

Svetlana Dmitrieva
By Svetlana Dmitrieva Publicado em julho 12, 2024

Wi-fi, ar condicionado, aplicativos, entradas USB e outras inovações tecnológicas modernizam o transporte público e contribuem para melhorar a qualidade da mobilidade na maior cidade do País

Todos os dias, 3,8 milhões de pessoas embarcam nos ônibus urbanos em São Paulo apenas com o toque de um cartão no leitor de um validador eletrônico. Uma parte delas também já entra em coletivos fabricados há menos de um ano e tem a possibilidade de ligar um notebook ou sincronizar o celular em um sistema de wi-fi gratuito para se conectar à internet. E mais: se a bateria do telefone ou computador estiver fraca, há tomadas com entradas USB para recarregar na hora os aparelhos eletrônicos. Tudo isso dentro de um ônibus em movimento. Esse é o futuro que já começa a ser vivido em São Paulo, a maior metrópole do País, com 462 anos recém-completados em janeiro e onde vivem nada menos que 12 milhões de pessoas.

O investimento na melhoria constante do sistema de transporte coletivo, a partir da tecnologia, está levando os paulistanos a começarem a vivenciar uma nova forma de se relacionar com os ônibus como alternativa de deslocamento diário para seu trabalho, sua escola, seu lazer e sua casa.

Atualmente já são 362 ônibus com wi-fi, 602 com ar condicionado, 164 com tomadas USB e 2.381 veículos entre articulados e biarticulados, com câmeras que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros. Esses ônibus se somam aos outros 12.377 veículos da frota que foram equipados com novos validadores e apresentam tecnologia avançada, com capacidade de armazenamento e transmissão de dados que coíbem possíveis fraudes. Aos poucos, toda a frota de ônibus urbano estará equipada com os dispositivos de tecnologia, uma mudança que até muito pouco tempo seria impensável na cidade.

Desse conjunto de melhorias faz parte também a facilidade de acesso a todos os usuários. A acessibilidade também é um ponto de destaque no sistema de transporte por ônibus em São Paulo. As pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição 12.618 ônibus fabricados com tecnologias que facilitam o acesso, como entrada em nível baixo ou com elevador para cadeirantes. O índice de acessibilidade se aproxima e atingirá a totalidade da frota na medida em que ocorre a compra de novos ônibus que se integram ao sistema.

E as vantagens da era digital não param por aí. De três anos para cá foram lançados aplicativos para smartphone que permitem um melhor planejamento da operação do transporte público e do embarque, no caso dos usuários. Para saber a hora que o ônibus de uma determinada linha irá passar em um determinado ponto de parada, por exemplo, os aplicativos ou apps, como também são chamados, já são peças chave.

Tanto que a SPTrans, em conjunto com a CET, criou um laboratório com o desafio de utilizar os dados de transporte e trânsito a favor da mobilidade urbana, criando soluções tecnológicas modernas. Os aplicativos já contam com mais de um milhão de usuários

Mais luz no serviço da madrugada

A tecnologia virou o novo patrimônio de São Paulo que, em 462 anos de história, está mais moderna, mais acessível e cada dia mais iluminada. As luzes de LED em volta dos ônibus fizeram tanto sucesso durante a época natalina e foram tão úteis para os usuários, que a SPTrans está desenvolvendo um projeto para que essas luzes sejam usadas em caráter permanente.

A ideia é tornar os ônibus do serviço noturno mais visíveis durante a madrugada. Em dezembro de 2015, mais de 1 milhão de passageiros utilizaram os coletivos no período entre a meia noite e até as 4 horas da manhã em São Paulo.

Bilhete Único tem inovações constantes e conquista usuários

O Bilhete Único, implantado há 12 anos, também foi modernizado. O cartão ganhou uma nova tecnologia de chip que permite que seja recarregado com vários tipos de crédito, de acordo com a necessidade de cada usuário: mensal, semanal, diário, estudante, vale-transporte e comum. Além disso, pode ser utilizado em todos os ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM e nos terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes.

Aqueles que têm o direito de utilizar o transporte gratuitamente também ganham com a tecnologia. Antes, os idosos que desciam pela frente do ônibus hoje passam pela catraca, onde têm mais opções de assentos. O mesmo acontece com os estudantes que conquistaram o Passe Livre.

Essa inovação de bilhetagem eletrônica é utilizada em centenas de grandes cidades pelo mundo como Bogotá, Nova York, Londres, Bangkok e tantas outras, que são exemplos de como a tecnologia mudou para melhor o transporte coletivo.

O famoso smart card, como é conhecido o nosso bilhete único ao redor do mundo, já faz parte da vida dos passageiros do transporte público paulistano. Tanto que, atualmente, menos de 7% dos usuários pagam a passagem com dinheiro. O que significa ganho de tempo e de segurança para os usuários.

A tecnologia se instalou em São Paulo, embarcou nos ônibus e conectou os paulistanos com as facilidades do dia a dia. A tendência é que, daqui para frente, novos aplicativos sejam lançados e incorporados a novos ônibus que trarão ainda mais conforto às viagens dos usuários do transporte público.

You Might Also Like

Rodoviária de Porto Alegre Retoma Operações com Inovação Tecnológica

Cidade do Reino Unido se Torna a Primeira a Utilizar IA para Viagens de Ônibus

A Revolução das Viagens: Como a Tecnologia Facilita Reservas de Viagens Pelo Celular

Como criar uma conta no LinkedIn?

Como Acessar Conteúdos Exclusivos no UOL?

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares

Brasil

Tecnologia é solução para melhorias no transporte público

By Svetlana Dmitrieva 5 Min Read

Viagens de ônibus aumentam 23% no Brasil devido aos altos preços das passagens de avião

By Svetlana Dmitrieva
Tecnologia

Frota urbana de São Paulo terá mais tecnologia embarcada

By Svetlana Dmitrieva 6 Min Read
Notícias

Passe livre para estudantes pode ser padronizado; entenda o que deve mudar com projeto do Senado

Segundo o projeto, todos os estudantes matriculados em instituições regulares de ensino que comprovem a frequência…

By Svetlana Dmitrieva
Tecnologia

Tecnologia: São Paulo cada vez mais conectada com os passageiros do ônibus

Wi-fi, ar condicionado, aplicativos, entradas USB e outras inovações tecnológicas modernizam o transporte público e contribuem…

By Svetlana Dmitrieva
Notícias

Saiba mais sobre o impacto da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes com doenças genéticas raras, com Nathalia Belletato

A enfermagem desempenha um papel crucial na prevenção de complicações em pacientes com doenças genéticas raras.…

By Svetlana Dmitrieva
Viagem

Passageiros buscam conforto em viagens de ônibus

O turismo rodoviário tem crescido no Brasil e se tornado uma opção cada vez mais utilizada…

By Svetlana Dmitrieva
Notícias

Com bateria de nióbio, Volkswagen lança protótipo de ônibus elétrico que carrega em 10 minutos

A tecnolgia está sendo desenvolvida pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Toshiba,…

By Svetlana Dmitrieva
Jornal Ônibus

Jornal Ônibus – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Categorias

  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Tecnologia
  • Viagem
  • Sobre Nós

Jornal Ônibus – [email protected]

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?