Conforme expõe Teciomar Abila, no mundo hiperconectado de hoje, onde o acesso à informação é instantâneo e avassalador, a educação midiática para crianças deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade fundamental. As novas gerações precisam de ferramentas não apenas para consumir conteúdo, mas para decodificá-lo, entendendo a intenção, a autoria e o contexto por trás de cada mensagem.
Se você busca capacitar os jovens para navegarem no ambiente digital com segurança, ética e pensamento crítico, continue lendo a seguir!
O conceito de educação midiática e seu papel na infância
A educação midiática engloba o conjunto de habilidades necessárias para acessar, analisar, criar e agir de forma responsável e ética nos diversos ambientes da mídia e da tecnologia. Para as crianças, isso significa aprender a distinguir fontes confiáveis de desinformação, a reconhecer a linguagem persuasiva da publicidade e a compreender como os algoritmos influenciam o conteúdo que consomem.

A infância é a fase ideal para a introdução desses conceitos. Como destaca Teciomar Abila, desenvolver o pensamento crítico desde cedo permite que as crianças construam uma relação saudável e produtiva com a tecnologia. Sem essa formação, elas ficam vulneráveis a riscos como cyberbullying, exposição a conteúdos inapropriados e manipulação de informações. A educação midiática atua, portanto, como uma vacina intelectual e protetora.
O desenvolvimento do pensamento crítico e a interpretação de intenções
Um dos pilares da educação midiática para crianças é o desenvolvimento da capacidade de análise. Não se trata apenas de saber usar um tablet ou um smartphone, mas de saber o que questionar ao consumir o conteúdo. Quem produziu essa informação? Qual é o propósito (vender, informar, manipular)? Quais são os fatos e quais são as opiniões?
Essa habilidade de interpretação de intenção, autoria e contexto é crucial para a formação de uma cidadania digital ativa. Como comenta Teciomar Abila, a mídia, em suas diversas formas, sempre carrega uma perspectiva, e o desafio é ensinar a criança a identificar essa perspectiva sem se deixar levar por ela cegamente. O pensamento crítico é a ponte entre a informação recebida e a tomada de decisão consciente.
Segurança e ética no uso da tecnologia para crianças
A educação midiática aborda, de forma prioritária, as questões de segurança tecnológica e ética digital. Isso inclui desde a proteção de dados pessoais e o entendimento dos perigos da exposição online, até a importância do respeito e da empatia nas interações virtuais. As crianças precisam ser instruídas sobre a permanência de suas pegadas digitais e as consequências de suas ações no ambiente virtual.
Como evidencia Teciomar Abila, o domínio dessas ferramentas e linguagens é o que permite aos alunos ter voz nesse ambiente, mas essa voz deve ser responsável. A cidadania digital exige o conhecimento das regras de conduta, o combate ao ódio online e a valorização da privacidade, tanto a própria quanto a alheia
A Maistech Educacional e a solução de educação midiática
Para atender a essa demanda crescente e essencial, a Maistech Educacional, empresa ligada a Teciomar Abila, desenvolveu o programa Educação Midiática. O objetivo principal é disponibilizar materiais paradidáticos que abordem a questão midiática para que os alunos e professores dominem as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz nesse ambiente, e, consequentemente, possam interpretar a intenção, autoria e contexto das informações disponíveis nos meios digitais. A composição do programa é robusta e abrangente:
- Livros para os alunos: Um livro para cada ano escolar (1º ao 5º ano), abordando temas progressivos: Uso consciente da tecnologia (1º ano), segurança tecnológica (2º ano), benefícios da tecnologia (3º ano), cidadania digital (4º ano) e fluência digital (5º ano);
- Livros para os professores: Um livro para cada ano escolar (1º ao 5º ano);
- Conteúdos multimídia: 25 Vídeos para os alunos (5 por ano escolar), 6 Vídeos para os professores sobre o Processo de formação e uma Plataforma com 15 jogos digitais interativos, garantindo um aprendizado dinâmico e eficaz.
Fluência digital e a construção de uma cidadania ativa
A educação midiática culmina no desenvolvimento da fluência digital. Ser fluente digitalmente significa ser capaz de criar, comunicar e colaborar de forma eficaz, segura e responsável. Isso permite que as crianças não sejam apenas consumidoras passivas, mas sim produtoras ativas e engajadas de conteúdo relevante.
Segundo Teciomar Abila, a fluência digital é a chave para o sucesso acadêmico e profissional no futuro, pois capacita os jovens a participar ativamente da esfera pública. Ao dominar as linguagens da mídia e da tecnologia, elas se tornam aptas a usar seu conhecimento para o bem comum, fortalecendo a cidadania digital e a democracia.
Educação midiática: Um investimento no futuro
A importância da educação midiática para crianças é inquestionável. Ela é o alicerce para a formação de indivíduos que serão capazes de navegar com pensamento crítico, segurança e ética no complexo ecossistema da mídia e da tecnologia. Investir nessa área, utilizando materiais estruturados e progressivos, é garantir que a nova geração esteja preparada para os desafios e as oportunidades do mundo digital.
Autor : Svetlana Dmitrieva